PAUTAS: Aprovação das ementas dos módulos optativos; Regulamento e manual do internato.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS: No início da reunião, discutiu-se, novamente, a questão das notas das disciplinas e ficou acordado que será elaborada uma regulamentação que servirá, já a partir do próximo período, para TODOS OS MÓDULOS DO CURSO. A intenção é que as avaliações contemplem tanto trabalhos, quanto seminários, provas por disciplina e provas integradas. Vale dizer que foi ressaltado que, para os módulos básicos, tais integradas estejam sempre de acordo com o nível que se exige das disciplinas básicas, e não em forma de casos clínicos (como já ocorreu em integradas anteriores...). Cada módulo terá seu coordenador, que ficará responsável por se reunir com os demais professores a fim de elaborarem planos de aula compatíveis com suas disciplinas, bem como por elaborar tais integradas. A intenção, além de tornar o aprendizado mais eficaz, é fazer com que alguns períodos, em especial o 3º, não fiquem tão sobrecarregado de provas ao longo do semestre. Tudo isso ainda será discutido com os demais professores no inicio do semestre que vem, quando o planejamento para o período será elaborado.
APROVAÇÃO DAS EMENTAS DOS MÓDULOS OPTATIVOS: Foram aprovadas, por unanimidade, as optativas de:
* Nutrição (que será ministrada preferencialmente para os atuais períodos 6 e 7, com início em 31/jan);
* Psiquiatria (também com preferência para os períodos 6 e 7, como forma de complementar a disciplina de Psiquiatria, e que será ministrada ao longo de 2011.1);
* Farmacologia Clínica e Pré-Clínica (preferencialmente para o atual 4º período, como forma de tentar suprir as deficiências da disciplina de Farmacologia);
* Uma optativa que envolve apenas apresentação de casos clínicos na forma de seminários (não me recordo do seu nome "oficial" agora...). Será aberta, ao longo do semestre, para todos os períodos e a intenção é que seja coordenada tanto por professores do básico quanto pelos das clínicas, tudo para integrar saberes.
OBS.: Ao longo dos semestres, outras optativas serão abertas, em especial se uma disciplina for dada de forma incompleta para uma turma. Se do interesse dessa turma for, pode-se abrir a disciplina (como será feito agora com o 4º período).
REGULAMENTO E MANUAL DO INTERNATO: Os Professores Dilbery e Vinícius são os responsáveis por elaborar o regulamento e o manual. O professor Dilbery não pôde comparecer (com falta justificada) e o Professor Vinícius teve de se ausentar mais cedo (e, mesmo que não tivesse, ele não poderia apresentar apenas a parte que lhe foi atribuída, pois não poderia haver aprovação de um regulamento e de um manual incompletos). Assim, esse assunto ficou para ser discutido na próxima reunião do colegiado.
FONTE: Neyva Marianna Bezerra/Eucilene Kássya Barros de Oliveira (Representantes discentes no colegiado do curso de Medicina)
Nenhum comentário:
Postar um comentário